sexta-feira, 8 de maio de 2009

Workshop(´s)

Hoje foi de edição ou montagem, como preferirem chamar, e é caso para dizer que aprendi mais em três horas, do que em três anos de curso, tudo porque em três anos de curso, não existe uma cadeira de edição ou montagem, "levamos" com ética, estética, semiótica, epistemologia e afins, mas a porra de uma cadeira sobre uma das áreas mais fundamentais na concretização de um filme nem sinais dela. Ora isto é revoltante, mas a revolta não é de agora, mas é sobretudo nesta altura que ela é mais visível, já que coisas básicas sobre edição que nós, enquanto alunos de cinema, deveríamos saber e até dominar, não as sabemos, talvez seja o famoso processo de Bolonha com o seu "fazer em casa porque as aulas servem apenas para aconselhamentos..." em todo o seu esplendor, não que o aprender em casa seja incorrecto, mas porque raio, pagamos propinas? Não é para termos aulas em que nos ensinam coisas que nos são desconhecidas, pelo menos a grande parte delas? Passado três anos continuo sem perceber muito do funcionamento deste curso, mas já está no fim e isso é o que mais interessa agora.
Voltando ao workshop que é isso que realmente importa, devo dizer que foi bastante proveitoso, na medida em que demos conta que muita coisa que tínhamos na primeira versão editada, era completamente desnecessária para o desenrolar da história e com isso, iremos conseguir encurtar bastante a duração da curta, o que é um aspecto positivo. Ainda é cedo para dizer se aproveitaremos todos os conselhos dados pelo formador, mas aquilo que destaco desses mesmos concelhos é que todos eles encaixam na perfeição na minha (e talvez nossa enquanto grupo) ideia do que queria para a curta. É bem verdade que o "simples" é sempre mais eficaz e muias vezes resolve inumeros problemas, que se apresentam intransponíveis.
A possibilidade de "jogar" com vários tipos de montagem também foram alguns dos conselhos que recebemos e que, agora falo a nível pessoal, me agradaram bastante, a possibilidade de "rewinds", "freeze frames", narração ao longo do filme, até meter o photoshop ao barulho, cativou a minha total atenção, só a ideia do "Snatch"... genial, ainda não me saíu da cabeça.
Parece-me que irá ter muitas versões esta "Fobia", sendo que a que será entregue para avaliação não será obrigatóriamente a que mais me cativa, falo ainda sem saber o futuro, mas algo me diz que este, não vai andar muito longe desta minha ideia (absurda?).

5 comentários:

PL disse...

Não tenho pensado noutra coisa. Um dos nossos erros foi querer montar o guião e não montar a história que o guião contava.
Não me importava mesmo nada de ter o Pedro Ribeiro como professor. Hoje levei uma lavagem cerebral como nunca tinha levado.

P.S. A Filipa deve vir aí outra vez comentar sobre os advérbios de modo.

Anónimo disse...

D,

"Ainda é cedo para dizer se aproveitaremos todos os conselhos dados pelo formador, mas aquilo que destaco desses mesmos concelhos é que todos eles encaixam na perfeição na minha"

Diz-me lá quais são os CONCELHOS que melhor encaixam na curta; o concelho da Maia, de Sines, de Freixo de espada à Cinta?

"n" :P n resisti

P.S. Ninguém tira cinema

Silly Little Wabbit disse...

Também gostei muito do senhor.

(Em jeito de resposta ao PL:) Conselho de aconselhar escreve-se com S e não com C. Concelho com C é em relação às terras.

grace disse...

o comentário do n. rula imenso.

Fátima disse...

Pois é, aprendi mais em 6 meses de estágio que em 3 anos de curso! Deixa lá, é geral... O curso é só para passarmos um tempo divertido dos 17/18 aos 22/23 =)