terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Série do momento

Apesar do titulo ser "Série do momento" a verdade é que já foi a série do momento.
Comecemos pelo inicio, a série é "Generation Kill" e enquadra-se mais na categoria de telefilme do que propriamente de série, é produzida pelo canal HBO (quem mais poderia ser) e conta com uma produção ao nível de qualquer blockbuster saído de Hollywood. A série é baseada no livro de Evan Wrigth, que esteve presente na invasão do Iraque acompanhando um pelotão de fuzileiros e que foi fazendo pequenos artigos para a revista Rolling Stone.
A série trata a invasão do Iraque por parte dos EUA, para isso, ao longo dos sete episódios que a série tem, seguimos uma companhia de fuzileiros norte americanos que, tentam entrar em combate o mais rápido possível, chegando mesmo a desesperar por não dispararem um tiro. À medida que a história se vai desenrolado, vamos ficando mais familariezados com as várias personagens que povoam a série.
Sendo uma série que aposta na seriedade dos acontecimentos, não deixa de ter os seus momentos cómicos, que normalmente resultam da idiotice de um ou outro oficial e das suas acções, mas também das situações envolvendo soldados e iraquianos.
"Generation Kill" pode ser vista como uma chamada de atenção para as dificuldades que foram vividas pelas tropas norte americanas aquando da invasão do Iraque, é visível por toda a série as constantes queixas sobre o material, ou a falta deste, as más decisões tácticas, ou simplesmente a estupidez de algumas das pessoas envolvidas nesta invasão.
É de facto uma excelente obra televisiva, que é muito mais do que um simples olhar sobre a invasão do Iraque.


3 comentários:

grace disse...

i'm still waiting 4 dexter.........

Fátima disse...

hmmm ... fiquei curiosa, mas acho que nada supera os "irmãos de armas" =)

PL disse...

Gostei da parte no post que dizia "Obrigado ao meu mestre por me ter, mais uma vez, guiado e mostrado o que é verdadeiramente bom" e "eu como gafanhoto teimoso recusei-me a ver esta série, mas graças ao sábio PL e à sua insistência, vi-a"