domingo, 14 de setembro de 2008

Why so serious?


Finalmente vi o filme do ano, pelo menos é essa a minha opinião, "The Dark Knight", é um filme fantástico e é sem dúvida uma das melhores coisas que saiu de Hollywood nos últimos anos.
O filme, realizado por Christopher Nolan, é um portento do seu início até ao seu desfecho, é de tal forma intenso que raramente existem pausas para retomar o folêgo, exceptuando algumas tiradas, muito bem conseguidas pelo malogrado Heath Ledger, que desempenha um papel extraordinário como Joker.
No que diz respeito ao elenco, posso afirmar que todo ele se comporta de uma forma excelente, sendo que a protagonista femenina ganha, neste filme, uma força e uma presença que no filme anterior não tinha, graças ao excelente desempenho de Maggie Gyllenhaal.
Poderá ser dito que o filme é demasiado longo para um filme de super heróis, mas essa afirmação não podia estar mais errada, "The Dark Knight", não é um filme de super heróis qualquer, é O filme de super heróis e para isso tem na sua longa duração um ponto forte, uma vez que a história desta nova aventura de Batman, precisa de tempo para fluir e nenhum segundo deste filme é em vão, logo, não é correcto dizer que o filme se alonga demasiado.
Christopher Nolan prova mais uma vez que é um excelente realizador e um excelente contador de histórias envolvendo a mente humana e a condiçao humana perante a tragédia e o caos.
Não queira destacar nenhuma personagem em particular, mas era desumano não falar, nem que seja só um pouco, de Joker e do actor que lhe deu vida, Heath Ledger. É sem dúvida uma interpretação notável e a todos os níveis fascinante e que nos deixa até, a querer mais tempo de "antena" para o mau da fita. A forma como Heath encarnou a personagem, sem dúvida uma das mais complexas na história do cinema, é assombrosa, não há muito a dizer para qualificar esta actuação se não admitir que é um desempenho que ficará na história do cinema com muita maquilhagem à mistura.
Devido ao adiantar da hora e ao facto de ter saído da sala de cinema à pouco tempo, ainda não tive o tempo necessário para analisar um filme desta magnitude, de uma forma mais exaustiva, por isso ficarão muitas mais coisas por dizer em relação a este portentoso filme, possivelmente num futuro post, completarem o que achar que faltou dizer aqui.

1 comentário:

Fátima disse...

eu bem te disse que ias adorar! sem dúvida que esta aventura de Batman está mais forte, mais intensa, mas também mais íntima de cada personagem. tal como em Batman Begins, Christopher Nolan gosta de ter tempo para explicar as coisas, para nos fazer viver cada frustração de Batman e cada riso maléfico do Joker, por isso também acho que o filme não está muito longo. está bem assim!
ah e uma coisa que adorei: a fotografia, sempre em tons azulados/escuros, o que corresponde exactamente à minha imagem de Gotham City!

(Para quem tinha acabado de sair de uma sala de cinema, até escreveste bastante :P)